18 de fevereiro de 2008

A origem do @

Os Copistas medievais e o século XXI. Cultura e curiosidades.

Na idade média os livros eram escritos à mão pelos copistas. Precursores da taquigrafia, os copistas simplificavam o trabalho substituindo letras, palavras e nomes próprios, por símbolos, sinais e abreviaturas. Não era por economia de esforço nem para o trabalho ser mais rápido. O motivo era de ordem económica: a tinta e o papel eram valiosíssimos.

Foi assim que surgiu o til (~), para substituir uma letra (um 'm'ou um 'n') que nasalizava a vogal anterior. Um til é um enezinho sobre a letra. O nome espanhol Francisco, que também era grafado 'Phrancisco', ficou com a abreviatura 'Phco' e 'Pco'. Daí que foi fácil o nome Francisco ganhar em espanhol o diminutivo Paco.

Os santos, ao serem citados pelos copistas, eram identificados por um feito significativo em suas vidas. Assim, o nome de São José aparecia seguido de 'Jesus Christi Pater Putativus', ou seja, o pai putativo (suposto) de Jesus Cristo. Mais tarde os copistas passaram a adoptar a abreviatura 'JHS PP' e depois 'PP'. A pronúncia dessas letras em sequência explica porque José em espanhol tem o diminutivo de Pepe.

Já para substituir a palavra latina 'et' ('e'), os copistas criaram um
símbolo que é o resultado do entrelaçamento dessas duas letras: &. Esse sinal é popularmente conhecido como 'e' comercial e, em inglês, tem o nome de ampersand, que vem do 'and' ('e' em inglês) + 'per se' (do latim 'por si') + 'and'.

Com o mesmo recurso do entrelaçamento de letras, os copistas criaram o símbolo @ para substituir a preposição latina 'ad', que tinha, entre outros, o sentido de 'casa de'. Veio a imprensa, foram-se os copistas, mas os símbolos @ e & continuaram a ser usados nos livros de contabilidade. O @ aparecia entre o número de unidades da mercadoria e o preço; por exemplo, o registo contabilístico '10@£3' significava '10 unidades ao preço de 3 libras cada uma'.

Nessa época o símbolo @ já ficou conhecido como, em inglês, 'at' ('a' ou 'em').

No século XIX, nos portos da Catalunha (nordeste da Espanha), o comércio e a indústria procuravam imitar práticas comerciais e contabilísticas dos ingleses.

Como os espanhóis desconheciam o sentido que os ingleses atribuíam ao símbolo @, supuseram, por engano, que o símbolo seria uma unidade de peso.

Para este entendimento contribuíram duas coincidências:

1- A unidade de peso comum para os espanhóis na época era a arroba, cujo 'a' inicial lembra a forma do símbolo.

2- Os carregamentos desembarcados vinham frequentemente em fardos de uma arroba. Dessa forma, os espanhóis interpretavam aquele mesmo registo de ';10@£3' como 'dez arrobas a 3 libras cada uma'. Então, o símbolo @ passou a ser usado pelos espanhóis para significar arroba.

Arroba veio do árabe ar-ruba, que significa 'a quarta parte': arroba (15 kg em números redondos) correspondia a 1/4 de outra medida de origem árabe (quintar), o quintal (58,75 kg).

As máquinas de escrever, na sua forma definitiva, começaram a ser
comercializadas em 1874, nos Estados Unidos (Mark Twain foi o primeiro autor a apresentar seus originais dactilografados). O teclado tinha o símbolo '@', que sobreviveu nos teclados dos computadores.

Em 1972, ao desenvolver o primeiro programa de correio electrónico
(e-mail), Roy Tomlinson aproveitou o sentido '@' ('at' em inglês),
disponível no teclado, e utilizou-o entre o nome do usuário e o nome do provedor. Assim Fulano@ProvedorX passou a significar 'Fulano no provedor (ou na casa) X'.

Em diversos idiomas, o símbolo '@' ficou com o nome de alguma coisa parecida com sua forma. Em italiano chiocciola (caracol), em sueco snabel (tromba de elefante), em holandês, apestaart (rabo de macaco). Noutros idiomas, tem o nome de um doce em forma circular: shtrudel em Israel, strudel na Áustria, pretzel em vários países europeus.


Beijos e abraços
Paulo Aboim Pinto
Odivelas - Portugal

7 comentários:

Patrícia disse...

Olá caro amigo Esqeleto.

Desculpa mas tenho de dizer isto, este blog é o blog do veneno, não é o teu diário, é o nosso diário, e estares a postar por postar não vale a pena.

Não tens um blog só teu?

É que os restantes venenos estão a ser recalcados pelas "curiosidades" que postas. Já reparas-te que ninguém comenta?

VENENO é a essencia deste blog, não é a "curiosodade".

Beijinhos sem veneno

AnaCarina disse...

Xiiii... Ah venena Patricia assim é que é a mostrar o seu lado de mazona que tanto gostamos!!
ó esqueleto e tu ficas-te é?

Esqueleto fala com o Regis e com o Merlin, óh óh peritos em veneno do best... eles partilham, na boa!

E não é odivelas, segundo o outro da outra, é OD city

Beijinho com o veneno da terça

Paulo Aboim Pinto disse...

cara patricia...

se calhar até tens razão no que dizes. Se tu postasses coisas venenosas com regularidade, se calhar eu num teria necessidade de postar coisas menos venenosas....

Todos os dias deveria haver posts novos, mas, na realidade .... ninguém posta nada a não ser a Venenosa Ana Carina, o Cheio de fel Regi$ e o macio do Esqueleto.

Se achas que este blog necessita de uma melhor nível de veneno, esperamos as tuas contribuições invés de sentares o "rabinho" na cadeira para simplesmente ler o que os outros tem para dizer.

Fico à espera... e entretanto vou continuar com a publicação das músicas portuguesas que venceram os festivais da canção e que foram HUMILHADAS nos festivais da eurovisão.



Morde a lingua ... e no final decobres que num és assim tão venenosa... se és... PROVA.


Beijos
Paulo Aboim Pinto

Régis disse...

tão-me a chamar!?!?! tão-me a chamar!?!?

hummm, agora é que isto aqueceu...eheheh (isto é que vale a pena)....ó skelet, a tixa tá cheia de razão, esta cena não é um depositório diário de novidades e curiosidades da wikipédia.

O veneno (especialmente o bom) demora a desenvolver-se, pelo que às vezes não faz mal nenhum esperar um tempo para ver o que acontece...como agora...aconteceu!!!

Uma vez que te picaste...e bem...eheheh...tás a jeito!! mesmo a jeito...mas vou deixar a tixa usar o direito de resposta (se assim ela entender), mas cá pra mim...hummmm

Paulo Aboim Pinto disse...

a minha resposta já se fez sentir...


ah ah ah ah ah


Não entendem que estes meus posts serviram precisamente para isto.. para que vcs se sintam picados e tentem tb fazer algo.
O blog do veneno estava a morrer por falta de interesse dos participantes.

Eu paro de postar coisas sem interesse se as pessoas começarem a postar alguma coisa ... e pessoas quero dizer todos. Não só a Ana ou o Regi$.



Morram ao morder a lingua....


Esqueleto

Anónimo disse...

Óh...oh..caríssimo Esqueleto tendo em conta a sua total indignação face á falta de pulso venenoso,atendi ao chamamento!!
Não quero com este meu singelo comentário,dizer que os seus posts tem sido desinteressantes...nãaaao pelo contrário!!Alguém sabia a origem do @ ?????? Não sabiam..pois não!??! Caros amigos do VENENO deixem de ostracizar o amigo Esqueleto!!Olhem que ele ainda se zanga...
Á parte destes temas tão interessantes...que tanta falta nos farão um dia conhecermos,não pude deixar de ficar preocupada!!Conversa intelectual no blog do VENENO?????? Servirá esta nova temática como manobra de diversão para nos fazer esquecer de certos assuntos pendentes,respostas a posts, confrontações... será????
Abaixo os temas enciclopédicos!! Voto em temas venenosos!!
Pode não parecer..mas os venenos não postantes também cá estão...
Enciclopédias de beijinhos não venenosos...

Sara ( a Teixeira)

AnaCarina disse...

Parece-me que a barraca esta armada, gosto tanto! Obrigada venena Patricia!
Caro esqueleto, parece-me que é importante sempre "ter estilo na vingança", pensa nisso... Apesar do teu pequenino smart... não estas livre de destruições e pancadas e até faltas de gasolina (tu toma atenção não vá o pequenino ficar sem gasolina a caminho do Porto)
Cara venena Sara, seja bem aparecida e sem arrobas e musiquinhas que não alegram ninguem...

Voto Veneno mais um

Beijinhos com veneno do norte